Tendência

O mundo mudou. A vida mudou. O jeito de viver mudou e o de morar também!

A pandemia trouxe uma nova realidade, nova rotina, novos hábitos, um novo jeito de viver e de morar. Não voltamos mais para nossas casas ou apartamento somente para dormir. Passamos 24 horas do dia neles. A nova realidade criou uma nova relação com nossos lares.
Essa nova relação deve permanecer mesmo no pós-pandemia. Provavelmente, não passaremos o dia todo em casa, mas os períodos serão mais longos do que já foram. O que motiva essa tendência é o home office, que há alguns anos já se desenhava e a pandemia só fez acelerar esse processo.

Trabalho remoto
Pesquisas da Fundação Dom Cabral e ISE Business School confirmam a tendência. Nelas, grande parte das empresas, dos gestores e dos funcionários aderem à ideia. A pesquisa da Fundação mostra que 70% das companhias querem implantar o modelo. A ISE diz que 80% dos gestores brasileiros gostaram da nova forma de trabalhar. Um relatório elaborado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV - e a Infobase, aponta que o home office deve aumentar 30% no pós-pandemia.
Então, neste novo cenário, o ambiente residencial ganha uma nova proposta. Ele precisa nos disponibilizar ainda mais espaço, privacidade para efetuar o trabalho, funcionalidade, ambientes arejados e uma sacada ou uma área verde.

A escolha
Se você se encaixa nesse novo modelo de vida, confira as cinco características que fazem toda a diferença na hora de escolher um imóvel em tempos de pandemia e pós-pandemia:

1 -  Casas e apartamentos maiores
Além do home office, há uma expectativa de que as pessoas se habituem a permanecer mais em casa. Pesquisas também indicam que as compras online aumentaram significativamente. O normal a que estávamos acostumados pode não voltar. Então, precisamos pensar que atividades físicas, estoque maior de alimentos para não ser necessário ir ao mercado diariamente, além de não perder o espaço para descanso, lazer, ver um bom filme ou série, ainda devem permanecer. Para quem tem crianças, um espaço para brincar também deve ser reservado. Eles gostam de espalhar os brinquedos, correr e precisam se divertir! 

2 - Espaço para o trabalho
Escolha um imóvel que você possa adaptar seu escritório. Veja a possibilidade de adquirir um imóvel com um dormitório a mais do que o planejado anteriormente. É possível adaptar o escritório em uma sala ampla, mas leve em consideração que poderá ser mais facilmente interrompido. Uma outra possibilidade é adaptar as sacadas. Porém, é necessário estudar se vale a pena fechar esse ambiente. Há os prós e contras.
Para os próximos anos, com certeza, vamos ver projetos que já incluem um ambiente home office. As construtoras e incorporadoras já estão pensando nisso.

3 - Iluminação natural
A posição solar sempre foi um item primordial na escolha da moradia. Agora, mais do que nunca, é necessário uma boa posição solar para manter o imóvel seco no inverno e ventilado em todas as estações. Dependendo da função, é ótimo contar com uma boa luz natural para exercer o trabalho.

4 - Localização
Uma pesquisa do grupo ZAP divulgada pela CNN Brasil Business diz que de cada 10 brasileiros, 7 querem que o bairro disponha de uma boa oferta de comércio. Em cidades como Nova Petrópolis, morar próximo Centro é uma ótima opção.

5 - Uma sacada, um jardim, área externa
Quem optar por um apartamento, pense bem em uma sacada. Ela faz toda a diferença. Quem não tem, sabe bem como é. Ter um espaço aberto para sair do limite do apartamento, deixar o sol e o vento bater, até mesmo colocar a roupa pra secar. Vale muito a pena. É aquele pedaço que vale ouro.
Se a opção for casa, vale investir em um jardim, um gramado e um espaço para, até mesmo, fazer um horta. Hábitos saudáveis na alimentação também são tendência.

Imagens: pexels